×

Mensagem de aviso

The subscription service is currently unavailable. Please try again later.

Processo de fabrico

Visita guiada

Fase 1

Cada uma das etapas do processo de fabrico da Lac- ticôa conta com tecnologia de ponta, colaboradores capacitados e rigoroso controlo fitossanitário.
O cuidado inicia-se logo na receção do leite, atra- vés de tanques de recolha refrigerado e transporta- do em cisterna isotérmica. Antes da descarga, uma amostra do leite passa pela criteriosa análise físico- -química.

Fase 2

O laboratório de análises da Lacticôa é equipado com os mais precisos aparelhos, para controlar cuidadosamente, a entrada de matéria-prima na fábrica. O laboratório realiza análises físico-quími- cas e microbiológicas. Na área microbiológica, faz testes de Coliformes, E. Coli, S. Aureus, salmonela, bolores e leveduras e contagem global. Na área físi- co-química, são realizados testes de humidade, pH, sal, gordura, crioscopia, acidez, densidade, gordura do leite, reconstituintes, conservantes, antibióticos e outros.

Fase 3

No processo de termalização, o leite é aquecido em até 62°C. É um processo fundamental para a garantia de qualidade Lacticôa, eliminando as bactérias patogénicas.

Fase 4

O leite é transportado até à cuba de coagulação. Neste tanque de coagulação são adicionados os ingredientes para a produção de queijo, conforme cada especificação e características próprias. O cardo (Cynara cardunculus L.) é adicionado nesta fase promovendo o desenvolvimento do sabor no produto.

Fase 5

As etapas seguintes são o corte da coalhada e des- soramento até atingir o ponto ideal para a enfor- magem e prensagem em ar comprimido.
Assim, o produto é levado para a salmoura contro- lada, onde permanecerá até atingir a quantidade de sal necessária. Em seguida, devidamente identi- ficado para ser analisado e, posteriormente, arma- zenado na câmara de cura.

O soro proveniente da produção é filtrado, é utili- zado na produção de Requeijão. Também o con- trolo de Qualidade neste produto é realizado cumprindo toda a regulamentação em vigor.

Fase 6

A etapa final do processo, onde o produto já está embalado e autorizado pelo controlo de Qualidade da Lacticôa, a ser entregue aos nossos clientes.